Cantar Corpus Christi

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi), na qual celebramos a instituição da Eucaristia, sacramento da doação, morte e ressurreição de Jesus.

A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é um eco da última ceia do Senhor com os seus discípulos, é um desdobramento da Quinta-feira Santa. O povo exprime a grandeza de sua fé e de sua devoção à Eucaristia pelas procissões e por inúmeras manifestações de piedade. Celebrando a doação, a entrega de Jesus Cristo ao Pai para vida plena do mundo, sempre atualizada no mistério da Eucaristia.
A Eucaristia é, por excelência, mistério da fé. A fé da Igreja é essencialmente fé eucarística e alimenta-se, de modo particular, à mesa da Eucaristia.

A festa é expressão pública da fé na presença de Cristo em sua Igreja por meio da Eucaristia, que congrega seu povo e o confirma na unidade pela participação à mesa da comunhão do Corpo e Sangue do Senhor. “A Igreja pode celebrar e adorar o mistério de Cristo presente na Eucaristia precisamente porque o próprio Cristo se deu a ela no sacrifício da cruz”(Sacramentum Caritatis,14).

Na solenidade do Corpo de Cristo, louvemos a Deus porque ele continua derramando seu amor em nós pelo Espírito Santo e nos alimentando com a Eucaristia, pão da vida (Jo 6,35).

Na celebração eucarística, realiza-se a promessa de Jesus: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha vida” (Jo 6,51).

Comendo do pão e bebendo do cálice da Eucaristia, recebemos Jesus como alimento e bebida: sua vida doada para a vida do mundo, até que a efusão de seu sangue torne-se nossa vida, para a eternidade. “Assim Jesus manifesta-se como o pão da vida que o Pai eterno dá aos homens” (Sacramentum Caritatis,7).

A Eucaristia é o memorial da vida e morte de Jesus, é dom que comunica seu amor e sua vida. Da parte dos seguidores de Jesus, a Eucaristia é aceitação que gera nova conduta. O dom recebido impulsiona à doação. É o amor que responde com gestos de amor solidário.

A Eucaristia é memorial de Deus que atuou e continua presente na história. Por isso, a Eucaristia é uma memória, aberta, ágil e transformadora, que impulsiona na busca do novo céu e da nova terra, comprometendo a organização e a vivência de relações sociais e comunitárias à luz do projeto de Jesus.

Participar da Eucaristia, memorial vivo da entrega de Jesus, deve provocar em nós ações como as de Jesus. Celebrar em memória dele significa fazer o que ele fez – ser alimento para a vida do mundo.

O encontro com Cristo, aprofundado na Eucaristia, suscita em cada cristão, a urgência de testemunhar e de evangelizar. Entrar em comunhão com Cristo no memorial da Eucaristia significa, ao mesmo tempo, experimentar o dever de fazer-se missionário do acontecimento libertador atualizado pela celebração eucarística. O Senhor nos envia a impregnar a sociedade dos valores da Eucaristia.

Sugestões de Cantos:

Canto inicial: Nós somo muitos, mas formamos um só corpo, que é o Corpo do Senhor, a sua Igreja; pois todos nós participamos do mesmo pão da unidade, que é o Corpo do Senhor, a Comunhão.

Sequência: Terra exulta de alegria, louva teu pastor e guia, com teus hinos, tua voz!

Aclamação ao Evangelho: Eu sou o pão da vida, que do céu desceu ao mundo, quem come deste pão viverá eternamente. Quem come a minha carne, e bebe o meu sangue, viverá sempre por mim, e terá a vida eterna.

Oferendas:  Bendito seja o nome do Senhor, agora e sempre e por toda eternidade!

Comunhão: O Pão de Deus é o Pão da vida, que do céu veio até nós, Ó Senhor, nós vos pedimos, dai-nos sempre deste Pão!

Canto Final: Juntos vamos para luta, vivenciar o que aprendemos, com amor na Eucaristia unidade formaremos.

Uma boa sugestão é o festas litúrgica II do hinário litúrgico da CNBB. 

Clique no link abaixo e faça o downloads das partituras: http://www.cnbb.org.br/site/component/docman/cat_view/279-hinario-liturgico