Cantar a Natividade de São João Batista

Cantar o Mistério Pascal de Cristo
com o testemunho de São João Batista

"João é a voz do deserto clamando: "Preparai o caminho do Senhor" (Isaías 40:3).  Malaquias disse que João haveria de preparar "o caminho diante" do Senhor (Malaquias 3:1-)."


A festa celebrada no dia 24 de Junho chama a nós cristãos “a conversão e a testemunhar a Cristo e anunciá-lo todo o tempo”.

Com exceção da virgem Maria, João Batista é o único santo a quem a liturgia celebra o nascimento, e assim a faz porque ele está intimamente ligado ao mistério da Encarnação do Filho de Deus”.
Desde o ventre de Isabel, João é o precursor de Jesus, onde sua prodigiosa concepção foi anunciada pelo Anjo a Maria, como sinal de que nada é impossível a Deus.

O Santo Padre diz que “o pai de João, Zacarias marido de Isabel, parente de Maria, era sacerdote do culto judaico. Zacarias não acreditou logo no anuncio de uma paternidade então inesperada e, por isso, permanece mudo até o dia da circuncisão do menino, no qual ele e Isabel deram o nome indicado por Deus, isto é, João, que significa “Deus é cheio de graça” -  "Aquele que batiza".

Zacarias animado pelo Espírito Santo assim falou sobre a missão do filho: “E tu, menino, serás profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho, para dar ao seu povo conhecer a salvação, pelo perdão dos pecados”.

João começou a batizar no rio Jordão, chamando as pessoas para se preparar, com aquele gesto de penitência, esperando a vinda do Messias, que Deus lhe havia revelado durante sua permanência no deserto da Judéia.

A missão ainda não estava cumprida pouco tempo depois, ele foi convidado a preceder Jesus também na morte violenta: João foi decapitado na prisão do rei Herodes e, assim deu pleno testemunho do Cordeiro de Deus, que primeiro reconheceu e anunciou publicamente.

Sugestões de Canto para a liturgia:
- Click no link a seguir para baixar as partituras: http://www.4shared.com/office/uNWenaBR/festasliturgicas_2.html

Canto Inicial:

Povo santo                                                                                                     
Frei Fabreti

Povo santo, vem cantar, * celebrar unidos com muito amor, * quem primeiro proclamou * a nós a Boa-Nova do Senhor!
1. "Preparai o caminho do Senhor" * e recebe quem primeiro te acolheu; * testemunha o amor e a paz do Deus libertador * e feliz verás a salvação de Deus!
2. Se em tua mesa há sempre farta refeição, * lembrarás de alguém faminto que a ti vem; * duas vestes: com o irmão tu podes repartir: * sal e luz no amor do Pai serás também!

Aclamação ao evangelho
Refrão: Aleluia
Vers. "Serás chamado ó menino, o profeta do Altíssimo;
irás diante do Senhor, preparando-lhe os caminhos".

Apresentação dos Dons:
Um dia na Galiléia (Oferendas)                                                                               Pe. Geraldo C. da Silva                                                                                                                  
1.  Um dia na Galiléia * um homem chamado João falava com ternura * do amor aos seus irmãos. Seu rosto resplandecia * a paz que ele trazia: * "Fazei penitência * sempre", sempre João dizia. 
 Viva João Batista, * viva o precursor!  Porque João Batista * anunciava o Salvador! 
2.    As margens do Jordão * João batizava o povo, *11: dizendo que Deus viria * instaurar o Reino novo.* As vezes João se zangava * com os duros de coração, * dizendo que já estava * muito perto a salvação. 


Comunhão:
Deus enviou um profeta                                                                        
Frei Fabreti

1.    Deus enviou um profeta * para anunciar com vigor * Cristo que é a fonte da vida, * que nos salvou por amor.
"Eis o Cordeiro de Deus" * que hoje se faz refeição. * Vem nos nutrir com seu corpo, * vem nos trazer salvação.
2.    Este menino crescia * pleno das bênçãos do céu. * Maior profeta chamado, * luz para os povos de Deus.
3.    Pelas estradas andava, * preparando os corações, * anunciando a chegada * do Redentor das nações.
4.    Suas mãos em água mergulha, * quer os irmãos converter, * é um sinal Penitência, * para a Je-sus receber.
5.    Eis que chegando o Cordeiro, * diante dele se inclinou. * Viu-se logo o céu aberto: * a voz do Pai o aclamou!
6.    Sendo levado ao martírio, * semente à terra caiu: * brotou do Evangelho, * Jesus aos homens surgiu.


Final:
Vamos todos para o nosso lar (Louvor final)                                                              
Frei Fabreti

1.    Vamos todos para o nosso lar, * bem contentes vamos celebrar. * São João que é nosso prote­tor, * nos convida a viver no Senhor.
Nossa vida em Cristo é mais feliz. * "Sou a luz, o Amor" é quem nos diz: * vamos juntos se-mear a paz, * vida nova proclamar!
2.    Somos todos povo do Senhor. * Qual rebanho, ternos um Pastor. * Pelos prados iremos como irmãos, * anunciando Jesus: a Salvação!


Canto inicial opcional:
Um dia, lá na Judéia                                                                                                       
Pe. Zezinho, SCJ               
    
1-  Um dia, lá na Judéia, * um homem chamado João, clamava no deserto, * que era urgente a conversão.

Viva João Batista! * Viva o precursor! Porque João Batista anunciou o Salvador! 

2-  João denunciava os crimes * a todos: ao rei e ao plebeu, * dizendo que o Messias * traz justi­ça ao Reino seu.
3-   O rosto de João ardia, * a sua palavra era espada: *  "Mudai de vida, todos, * preparai de Deus a estrada!" 
4-  As margens do rio Jordão, * João batizava o povo, dizendo que Deus viria instaurar um Reino novo! 


ÓTIMA CELEBRAÇÃO A TODOS!!!